Janela para Banheiro – Confira dicas para escolher a sua!

Janela para Banheiro

Na hora da reforma, o banheiro é um cômodo da casa que merece muita atenção. Portanto, além de pensar na estética da sala e quartos, você também deve tomar cuidado quando for montar este espaço de higiene. Nesse artigo, falamos de um tópico bem específico: janela para banheiro. Se pensa que esse assunto não é importante, te convidamos a continuar a leitura e entender por que essa escolha é essencial para a sua casa.

Antes de mais nada, reforçamos que quando mal instalada ou escolhida, a janela compromete toda a ventilação do banheiro e pode até mesmo prejudicar a estrutura do imóvel. Ficou preocupado? Não se preocupe, separamos abaixo algumas dicas para que você não tenha essa dor de cabeça.

Janela para Banheiro e a importância da altura

Quando falamos em janela para banheiro, há duas informações muito relevantes: a altura padrão de janela e a altura de janela do banheiro. Separamos os dois assuntos para facilitar o entendimento.

Altura padrão de janela

Para começar, você precisa identificar qual é a altura padrão de janela para cada ambiente da sua casa. Ou seja, por mais que haja diversidade de matérias-primas e cores, a altura da janela deixa o ambiente mais ventilado e iluminado.

Sendo assim, preste atenção no peitoril (parede debaixo) e na testada (parede de cima). Outra informação valiosa: a altura da testada deve ser de ⅙ da altura da parede em cômodos secos e ⅛ nos cômodos úmidos.

Por exemplo, em uma casa com altura de 2,80 m, a janela do quarto deve ficar a 1,10 m do chão.

Altura de janela de banheiro

Agora que a ideia de altura padrão de janela está mais clara, seguimos para a altura de janela para banheiro. Esse ambiente possui algumas particularidades que devem ser seguidas. Para começar, destacamos que a janela é instalada o mais alto possível para ninguém ver dentro do espaço e, ao mesmo tempo, garantir a plena ventilação do cômodo.

Dessa forma, o tamanho da janela para banheiro varia de 0,40 cm, 0,50 cm e 0,60 cm; independentemente se for casa ou apartamento. Contudo, é possível personalizar a janela para deixá-la maior ou menor que o padrão – a depender de sua necessidade. Quando o assunto é altura, o mais comum é de 2,10 m com peitoril de 1,60 m.

Modelos de Janelas

Tão importante quanto as medidas, é analisar cuidadosamente os modelos. As opções mais tradicionais para banheiro são as janelas basculantes, cuja abertura é feita por uma alavanca fixa no eixo horizontal e também as janelas maxim-ar que possuem abertura para fora feita pela parte de baixo.

Como cuidar de sua janela para banheiro

Para finalizar esse artigo, preparamos uma listinha de alguns cuidados para preservar a janela do seu banheiro.

  • Escolha bem os produtos: nunca use solventes, isso além de não limpar a janela ainda favorece o aparecimento de manchas;
  • Não limpe em dias de sol: os raios solares podem causar uma reação no produto usado e deixar o vidro manchado;
  • Sentido único: limpe qualquer janela fazendo movimentos em apenas um sentido, do contrário, poderá causar manchas;
  • Água com vinagre: a dupla que faz sucesso na limpeza pode ser aplicada na janela do banheiro. Você pode misturar os ingredientes em um borrifador para facilitar;
  • Esponja macia: use sempre uma esponja macia ou um pano para garantir uma limpeza sem agredir o vidro;
  • Jornal: truque antigo e que dá certo, passar jornal amassado após lavar vidros é responsável por dar brilho. Usar papel toalha, camisetas de algodão e até fraldas de tecido também podem ser usados para dar brilho a qualquer janela.

Impacta Acústica: especialista em janela de vidro

Mesmo depois dessa ajudinha ainda está difícil saber qual é a melhor opção para a sua casa? Nós podemos te ajudar desenvolvendo um projeto sob medida moderno e arrojado. Somos a Impacta Acústica, especialistas em janelas de vidro e porta antirruído. Tudo produzido com ótima qualidade. Acesse aqui e consulte nossos modelos.

Até a próxima!

Leia também:



Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone