Reforma de Apartamento – Dicas para não ter dor de cabeça

Reforma de Apartamento

Reforma de apartamento pode ser sinal de dor de cabeça, diferente da reforma de casa, necessita de uma série de documentações para a aprovação do síndico. Mas nada que um planejamento bem elaborado não ajude.

Para te ajudar a fazer uma reforma de apartamento perfeita, no post de hoje vamos mostrar quais são os passos essenciais em uma obra. Acompanhe!

O que é laudo técnico para reforma de apartamento?

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) uma reforma de apartamento só pode ser realizada com a apresentação de um laudo técnico e plano de reforma para o síndico.

Confira as situações em que o morador precisa apresentar o laudo técnico para a reforma:

  • Instalação de equipamentos industriais e de sistemas de gás;
  • Alterações de sistemas hidráulicos/sanitários;
  • Instalação de ar condicionado;
  • Trocas de revestimentos e esquadrias;
  • Mudanças estruturais;
  • Envidraçamento de sacadas.

Essa obrigatoriedade da ABNT tem como objetivo evitar os danos mal executados e trazer mais segurança para os moradores.

Mas, como criar um laudo técnico?

O arquiteto ou engenheiro são responsáveis por fornecer o laudo técnico, também devem apresentar o plano de reforma e o RTT (ou ART).

Para deixar claro, o laudo técnico é um documento científico. Nesse contexto, ele precisa ser impessoal e escrito na terceira pessoa. Portanto, lembre-se que ele será lido por pessoas leigas, que provavelmente não vão entender vários termos usados por profissionais da construção civil.

Veja os dados essenciais para criar o laudo técnico:

  • Capa
  • Sumário
  • Introdução com dados do cliente (nome, RG), RRT e contexto da reforma de apartamento
  • Projetos e documentos analisados para a proposta de reforma de apartamento
  • Lista de elementos gráficos (figuras, tabelas, quadros)
  • Planta baixa do apartamento
  • Relatório fotográfico com os ambientes que serão reformados
  • Detalhamento sobre risco ou não de dano estrutural
  • Referências utilizadas
  • Conclusão
  • Anexos (RRT assinado, tabela de informações sobre os prestadores de serviço, entre outros).

Reforma de apartamento: Por onde começar?

Agora que você já sabe como emitir um laudo técnico, que tal ver o passo a passo para entregar uma obra perfeita? Confira!

Proteja o apartamento

O primeiro passo é proteger o ambiente. Afinal, essa etapa traz muita sujeira para o espaço, por isso, é essencial utilizar papelão, plásticos e outros tipos de materiais para a proteção.

Dessa forma, a limpeza antes da entrega da reforma do apartamento será mais simples.

Comece a demolição

Chegou a hora de começar a etapa de demolição das paredes. Na reforma é comum que o arquiteto sugira a reconfiguração dos ambientes para ganhar mais espaço.

Portanto, torçam para que nenhuma surpresa seja encontrada no meio de tudo isso.

Transforme o teu ambiente

Tire os entulhos do apartamento e comece a construção de novas paredes! Essa parte da reforma dá uma nova transformação ao ambiente e permite o início da execução dos projetos complementares.

Invista nas janelas antirruído

Essa é a melhor opção para reunir conforto, estilo e design único em seu apartamento. Além disso, sua função é impedir a entrada de sons por meio da criação de uma barreira. Então, a janela antirruído é a melhor solução que irá garantir o seu sossego.

Comece a pintura

Comece a pintura antes da instalação dos revestimentos, como uma forma de pré-acabamento. Após o assentamento das peças, é recomendado dar uma segunda mão de tinta para finalizar. Todo cuidado é pouco para não sujar o piso já assentado.

Lembre-se: Assim que finalizar a reforma de apartamento, troque a fechadura da porta, já que durante a obra muitas pessoas têm contato com a chave.

Conte com a Impacta Acústica!

A Impacta Acústica nasceu com o objetivo de proporcionar satisfação total no ramo de fabricação e instalação de janelas antirruído e portas — sejam elas residenciais ou comerciais. Como especialistas no assunto, compreendemos que, o mercado exige que estejamos atualizados constantemente. Por esta razão, trabalhamos com os produtos mais modernos do mercado, para atender a demanda de portas e janelas convencionais ou antirruído.

Gostou do nosso post? Curta, compartilhe e não deixe de comentar!

Até a próxima!

Leia também:



Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone