Veja 10 Dicas de Como Isolar o Barulho da Rua

Como Isolar o Barulho da Rua

Tudo o que desejamos depois de uma semana agitada e cansativa, é poder chegar em casa e curtir o descanso desejado, não é? Sabemos o quanto é importante ter noites de sono tranquilas e pausas na rotina para relaxar. Não deixe de ler nosso artigo para saber como isolar o barulho na sua rua.

Descubra como isolar o barulho da rua

Ao tomar a decisão de morar sozinho, trocar de apartamento ou construir uma família, poucos analisam as condições do bairro onde pretendem morar, estudando somente o projeto da construção, decoração e forma de pagamento.

A grande maioria se esquece de uma questão muito importante: Será que o bairro é barulhento?

Pensar sobre a situação do bairro é um fator essencial que determinará, muitas vezes, a experiência do morador. Pode ser frustrante morar no lugar dos sonhos e ser incomodado por sons, constantemente.

Foi pensando nisso, que listamos para você 10 ideias de como isolar o barulho da rua. Confira:

Janelas e portas antirruídos

Sem dúvida, esta é uma das alternativas mais eficazes para deter sons externos. As portas e janelas antirruídos são capazes de bloquear até 80% do barulho. Existem ainda, as janelas sobrepostas acústicas, que além de vedar sons, são instaladas sobre janelas já existentes, evitando grandes reformas e preservando a fachada da primeira janela.

Muros altos

 Em caso de casas e condomínios, essa é uma das principais medidas para impedir a passagem de som. Por isso, é recomendado construir muros e instalar portões fechados para barrar ainda mais o barulho. O som é um tipo de vibração que se propaga pelo ar, então quanto mais maneiras de “quebrá-lo”, melhor.

Papel de parede

Por incrível que pareça, o papel de parede age como isolante sonoro. Nos feitos de veludo, ou algum tipo de textura, o bloqueio de ruídos é ainda maior, pois absorvem parte do som.

Cortinas de tecidos e persianas

Cortinas de tecidos grossos e persianas atuam como bons bloqueadores de som. Bem como, tapetes peludos, almofadas e móveis de madeira. Então, além de ter um ambiente protegido sonoramente, você acaba decorando sua casa muito bem.

Veda Fresta

O veda frestas é um produto de borracha, feito para ser instalado nas laterais de janelas e portas. Ele não só isola o barulho da rua, como também atua impedindo que sujeira, poeira, insetos e água entrem nos ambientes que devem ser protegidos.

Piso vinílico ou laminado

Estes pisos só trazem vantagens as casas e apartamentos. São fáceis de limpar e resistentes a água, são modernos e oferecem muita elegância a diversos ambientes. O piso vinílico atua ainda mais como isolante acústico que o laminado, porém ambos são indicados para amenizar barulhos.

Converse com quem provoca o barulho

 Sim, isso mesmo. Algumas vezes, vale a pena ter uma conversa saudável com o vizinho que causa o barulho, faça-o reconhecer o problema e assim, de forma amigável, a situação é resolvida. Se por acaso, o barulho vem de cima, sugira que ambos visitem seu apartamento e para provar, chame alguém para andar no apartamento de cima. O vizinho reconhecerá o desconforto e pode assim, tomar alguma medida para sanar o ruído.

Estantes com livros

 Estantes, sobretudo de madeira, são muito eficientes para ajudar na acústica do espaço. A madeira, aliás, é um agente fundamental em teatros, por exemplo, justamente por servir de isolante de som. Por isso, use isso ao seu favor, e além de abafar o barulho, decore seu ambiente de forma rústica e elegante.  

Paredes drywall

Esse tipo de parede veio como solução para evitar grandes reformas. A “parede seca”, como é chamada, tem seu centro oco, onde passam sistemas hidráulicos e fiação elétrica. Além disso, serve como isolante acústico e térmico em paredes internas, pois são instalados enchimentos dentro delas.

 Cabeceira de tecido

 Quaisquer revestimentos com tecidos, texturas, acolchoados e almofadados ajudam a isolar o barulho da rua e de ruídos vindos de apartamentos ao lado. Nesta, entram as cabeceiras revestidas com tecidos, sobretudo as acolchoadas. Além de tornar a cama mais elegante, traz conforto para boas noites de sono.

Pense antes de se mudar

Sabemos que em alguns casos não há como imaginar que uma casa de shows, por exemplo, fosse inaugurar em sua rua, ou que ela se tornaria uma rua principal depois de tantos anos.

Mas, em outros casos, é possível analisar os estabelecimentos já existentes no local e averiguar quais as chances de se tornarem incômodos. Então, antes de se mudar, faça uma boa pesquisa pelos perímetros do local.

Prédios próximos a estádios, avenidas movimentadas, estabelecimento de festas e igrejas, são potenciais locais para causar desconforto diário. Em contrapartida, morar próximo a parques ecológicos é um verdadeiro presente.

Analise também, se há a possibilidade de fazer um projeto acústico, no caso do problema ter sido percebido tarde demais.

Pensando em isolar o barulho da rua?

Para uma consultoria completa no quesito sonoro ao seu estabelecimento ou casa, conte com a Impacta Acústica. Entre em contato para ter o melhor em portas e janelas acústicas e garanta o conforto que você merece.

Leia também:



Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone