Descubra os Principais Tipos de Isolamento Sonoro

descubra os tipos de isolamentos sonoro

Se preocupar com o isolamento acústico hoje em dia já não é preocupação apenas de casas de shows, baladas e estúdios de música. Ocupamos espaços cada vez mais próximos de avenidas movimentadas, indústrias e centros comerciais onde o ritmo frenético pode acabar incomodando o sossego na hora do descanso. Por isso, se você quer investir em uma forma de acabar com o barulho, te mostramos agora os tipos de isolamento sonoro mais comuns no mercado. Acompanhe!

Tipos de isolamento sonoro para o combate ao som

O isolamento acústico consiste em impedir a passagem de som entre os ambientes. Para isso, ao longo do tempo foram criados alguns métodos diferentes a fim de encontrar uma solução ao barulho. 

Através do uso de diferentes tipos de materiais pesados, é possível bloquear as ondas de som, impedindo que a energia sonora seja dissipada. Agora, para se decidir sobre a melhor solução para o seu caso, conheça os tipos de isolamento sonoro e suas características:

Lã de rocha e lã de vidro

Também chamadas de mantas acústicas, as lãs de rocha e de vidro são aplicadas em paredes de alvenaria ou drywall. Seus materiais fornecem bloqueio de som ao preencher as cavidades das paredes duplas. As diferenças entre as duas lãs se encontram em suas densidades, pois enquanto a lã de rocha é composta por fibras minerais, a de vidro é preenchida por vidro reciclado e outros aditivos especiais. São indicadas para ambientes internos de residências e como ponto de alerta, sua instalação não é recomendada em locais muito úmidos pois, sobretudo a lã de rocha, retém água com facilidade, enfraquecendo sua capacidade de isolação acústica.

Espuma ou Poliuretano

O revestimento feito pela espuma acústica é empregado geralmente em salas de reuniões, estúdios de música, teatros e auditórios. Sua atuação funciona quando é instalada sobre o teto, paredes e piso, fazendo com que as ondas que se propagam pelo ar, reverberem pelo ambiente até perderem força, refletindo na redução de ruídos. Elas são comercializadas em cores e formatos diferentes para se adequarem aos diferentes tipos de locais, trabalhando a estética harmônica do espaço.

Lã de PET 

A lã de PET é um tipo de isolamento acústico feito de material reciclado pois toda sua matéria-prima é composta por garrafas pet. Seu formato, densidade e dimensão são variáveis e fabricados sob medida, podendo o adquirir em rolos ou painéis. Seu material é resistente a umidade, fogo e é mais leve que as outras lãs citadas acima, além de causar menos impactos à natureza. Por ser um material muito versátil, a aplicação da lã de PET é indicada para indústrias, galpões, auditórios, residências, comércios, escritórios e todos os projetos sustentáveis. 

Existem ainda no mercado outros tipos de isolamento sonoro, vale conhecer cada uma de suas características e aplicações para analisar se é eficaz à sua necessidade. Veja: 

  • Painel Wall;
  • Borrachas sintéticas;
  • Chapa de chumbo;
  • Manta asfáltica;
  • Tinta para isolamento acústico;
  • Geotêxtil;
  • Argamassa termoacústica. 

Produtos que bloqueiam o barulho e geram conforto

Agora que você já conhece os tipos de isolamento sonoro, precisa conhecer os produtos que podem te ajudar ainda mais a impedir os ruídos. São eles: portas e janelas antirruído, pisos vinílicos, pisos laminados e janelas sobrepostas. 

Conte com a nossa equipe da Impacta Acústica para te auxiliar sobre o produto ideal ao seu caso. Ligue para (11) 5511-7208 / 5511-7817 ou entre em contato pelo e-mail vendas@impactaacustica.com.br. Oferecemos os menores preços do mercado, venha conferir!

Leia também:



Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone