Janela com isolamento acústico ​​– Como funciona e será que vale a pena?

Janela com Isolamento Acústico

A janela com isolamento acústico é um componente importante em qualquer edificação. Com a modalidade do trabalho home office, surgiu a oportunidade de aproveitar o tempo em casa da melhor forma possível. E vamos ser sincero, impedir o barulho não ajuda somente no trabalho, mas também contribui para um dia mais tranquilo e relaxante.

Muitas vezes somos negligentes com os ruídos externos que podem ser transmitidos para o ambiente interno a partir dos elementos da fachada (porta, parede e janelas).

Quer saber como gastar pouco com itens que possuem ótimo isolamento acústico? Acompanhe a leitura e descubra a magia de uma janela antirruído.

Componentes de uma janela com isolamento acústica

Em primeiro lugar, a janela só pode ser considerada acústica quando possui um valor de isolamento acústico acima de 30db. Esse número representa a performance testada em laboratório, de forma que utilizam da frequência do som que incide na fachada.

A partir desse número, dizemos que a janela pode ser considerada como um isolamento acústico. Comumente, as janelas antirruído são compostas de vidros duplos separados por uma câmara de ar ou camada de película de polivinil butiral (PVB).

E os vidros utilizados são monolíticos, temperados, laminados ou resinados, podendo apresentar diferentes espessuras, tamanhos e espaçamentos.

Requisitos técnicos das janelas com isolamento acústico

O isolamento acústico é medido pelo Índice de Redução Sonora ponderado (Rw), o mesmo parâmetro usado para definir as propriedades de redução dos ruídos aéreos de componentes isolados, como, por exemplo: lajes e paredes.

No entanto, o Rw é um número único, fornecido pelos fabricantes de janelas que apresentam uma correção, dependendo do conteúdo de frequências do som incidente, chamados de “C” e “Ctr”.

Sendo assim, cada sistema de vedação, como a janela com isolamento acústico, apresenta um comportamento diferente para cada frequência.

Truques que podem impedir os ruídos

Há alguns truques que podem impedir os ruídos, inclusive o barulho do vizinho. Veja a seguir:

Coloque cortinas em todas as janelas

Alguns tecidos ou materiais têm a capacidade de absorver o som externo. Quanto mais camadas ela tiver, melhor para minimizar os ruídos externos.

Espalhe pufes pelo chão

Espalhe almofadas, pufes ou invista em tapetes grossos pelo chão, para que eles filtrem os ruídos. Além de ajudar na decoração, com certeza vai ser muito eficaz para seu conforto.

Compre uma cabeceira de parede para a cama

O ideal é que ela seja acolchoada, assim, os ruídos serão barrados.

Invista em placas de Dry Wall

O drywall consegue barrar até 30 decibéis. Esse investimento é o mais caro, mas vale muito a pena para quem sofre com barulhos externos.

Invista em paisagismo

Uma vegetação densa pode funcionar como uma barreira acústica em casas, assim como também em desníveis dos terrenos cobertos de gramas e vegetação.

Afinal, uma janela antirruído vale a pena?

Apesar do custo, você se beneficiará de muitos benefícios da janela antirruído com esse investimento, são eles:

  • Mais conforto
  • Mais saúde
  • Mais noites de sono
  • Mais produtividade
  • Menos stress

Impacta Acústica: Especialista em Janela com Isolamento Acústico

Mesmo depois dessa ajudinha ainda está difícil saber qual é a melhor opção para a sua casa? Nós podemos te ajudar desenvolvendo um projeto sob medida moderno, arrojado e inovador.

Somos a Impacta Acústica, especialistas em janelas de vidro e porta antirruído. Tudo produzido com ótima qualidade. Acesse aqui e consulte nossos modelos!

Até a próxima!

Leia também:


Olá!
Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

telefone