A porta de correr, como o próprio nome já diz, é uma porta feita para ser aberta com o movimento de deslizar. Seu papel é fundamental na integração de ambientes, unindo a beleza e a funcionalidade para ampliar o ambiente.
Por não ocupar quase nenhum espaço, a sua flexibilidade permite que se abram ou fechem espaços, adaptando-se a todas ocasiões. Ela também é uma ótima opção em apartamentos pequenos, onde não há espaço útil para a instalação de portas convencionais.
Hoje, vamos falar sobre as vantagens da porta de correr! Por isso, continue a leitura.
Veja os principais materiais para a portas de correr
Conheça todos os materiais utilizados nas portas de correr! Confira:
Porta de correr de madeira ou MDF
Esses são os materiais prediletos nas portas de correr e se adequa a praticamente todos os ambientes, como:
- Banheiro;
- Quarto;
- Sala;
- Cozinha.
Mas, nem tudo são flores… esses materiais não são recomendados para a área externa, já que a umidade pode estragar.
Porta de correr de alumínio
Normalmente as portas de alumínio são instaladas com vidro e, por isso, são excelentes opções para ambientes externos, onde o material é resistente aos desgastes naturais.
Porta de correr de vidro
O vidro é um material muito versátil que pode se adequar a escritórios, banheiros e outros cômodos. Seja mantendo a transparência ou com uma solução opaca para dar privacidade.
Vantagens de usar as portas de correr
Veja todos os benefícios que a porta de correr pode te proporcionar:
Economia de espaço
Uma porta tradicional requer um espaço definido para que seja aberta, com a porta de correr é possível ganhar o espaço perdido e utilizá-lo para outra coisa.
Flexibilidade, integração e privacidade
As portas de correr permitem a integração de ambientes, além de deixar o local com uma sensação de amplitude maior.
Desvantagem da porta de correr
Confira a única desvantagem das portas de correr:
Isolamento acústico
A porta de correr não tem a mesma vedação de uma porta tradicional, portanto, é comum que o ruído de outro ambiente seja mais perceptível.
Posso fazer minha própria porta de correr?
Antes de tudo, faça dois furos nas laterais da porta e encaixe as roldanas. Na lateral inferior da porta, faça uma canaleta de 1 cm de profundidade para ser usada em conjunto com o pino guia – isso vai evitar que porta balance. Em toda a largura da porta, instale nesse buraco uma cantoneira em formato de “u”.
Coloque um batente de plástico no trilho para que a porta não corra além da posição desejada. E por fim, fixe também o pino guia para as portas de correr no chão. Lembre-se que ele deve ficar sempre embaixo da porta, independente da posição em que ela esteja.
Conte com a Impacta Acústica!
A Impacta Acústica nasceu com o objetivo de proporcionar satisfação total no ramo de fabricação e instalação de janelas e portas — sejam elas residenciais ou comerciais. Como especialistas no assunto, compreendemos que, o mercado exige que estejamos atualizados constantemente. Por esta razão, trabalhamos com os produtos mais modernos do mercado, para atender a demanda de portas convencionais ou antirruído.
Gostou do nosso blog-post? Até a próxima.
Leia também:
Reforma de Apartamento – Dicas para não ter dor de cabeçaPorta Acústica: como e qual escolher?