Reforma de apartamento pode ser sinal de dor de cabeça, diferente da reforma de casa, necessita de uma série de documentações para a aprovação do síndico. Mas nada que um planejamento bem elaborado não ajude.
Para te ajudar a fazer uma reforma de apartamento perfeita, no post de hoje vamos mostrar quais são os passos essenciais em uma obra. Acompanhe!
O que é laudo técnico para reforma de apartamento?
De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) uma reforma de apartamento só pode ser realizada com a apresentação de um laudo técnico e plano de reforma para o síndico.
Confira as situações em que o morador precisa apresentar o laudo técnico para a reforma:
- Instalação de equipamentos industriais e de sistemas de gás;
- Alterações de sistemas hidráulicos/sanitários;
- Instalação de ar condicionado;
- Trocas de revestimentos e esquadrias;
- Mudanças estruturais;
- Envidraçamento de sacadas.
Essa obrigatoriedade da ABNT tem como objetivo evitar os danos mal executados e trazer mais segurança para os moradores.
Mas, como criar um laudo técnico?
O arquiteto ou engenheiro são responsáveis por fornecer o laudo técnico, também devem apresentar o plano de reforma e o RTT (ou ART).
Para deixar claro, o laudo técnico é um documento científico. Nesse contexto, ele precisa ser impessoal e escrito na terceira pessoa. Portanto, lembre-se que ele será lido por pessoas leigas, que provavelmente não vão entender vários termos usados por profissionais da construção civil.
Veja os dados essenciais para criar o laudo técnico:
- Capa
- Sumário
- Introdução com dados do cliente (nome, RG), RRT e contexto da reforma de apartamento
- Projetos e documentos analisados para a proposta de reforma de apartamento
- Lista de elementos gráficos (figuras, tabelas, quadros)
- Planta baixa do apartamento
- Relatório fotográfico com os ambientes que serão reformados
- Detalhamento sobre risco ou não de dano estrutural
- Referências utilizadas
- Conclusão
- Anexos (RRT assinado, tabela de informações sobre os prestadores de serviço, entre outros).
Reforma de apartamento: Por onde começar?
Agora que você já sabe como emitir um laudo técnico, que tal ver o passo a passo para entregar uma obra perfeita? Confira!
Proteja o apartamento
O primeiro passo é proteger o ambiente. Afinal, essa etapa traz muita sujeira para o espaço, por isso, é essencial utilizar papelão, plásticos e outros tipos de materiais para a proteção.
Dessa forma, a limpeza antes da entrega da reforma do apartamento será mais simples.
Comece a demolição
Chegou a hora de começar a etapa de demolição das paredes. Na reforma é comum que o arquiteto sugira a reconfiguração dos ambientes para ganhar mais espaço.
Portanto, torçam para que nenhuma surpresa seja encontrada no meio de tudo isso.
Transforme o teu ambiente
Tire os entulhos do apartamento e comece a construção de novas paredes! Essa parte da reforma dá uma nova transformação ao ambiente e permite o início da execução dos projetos complementares.
Invista nas janelas antirruído
Essa é a melhor opção para reunir conforto, estilo e design único em seu apartamento. Além disso, sua função é impedir a entrada de sons por meio da criação de uma barreira. Então, a janela antirruído é a melhor solução que irá garantir o seu sossego.
Comece a pintura
Comece a pintura antes da instalação dos revestimentos, como uma forma de pré-acabamento. Após o assentamento das peças, é recomendado dar uma segunda mão de tinta para finalizar. Todo cuidado é pouco para não sujar o piso já assentado.
Lembre-se: Assim que finalizar a reforma de apartamento, troque a fechadura da porta, já que durante a obra muitas pessoas têm contato com a chave.
Conte com a Impacta Acústica!
A Impacta Acústica nasceu com o objetivo de proporcionar satisfação total no ramo de fabricação e instalação de janelas antirruído e portas — sejam elas residenciais ou comerciais. Como especialistas no assunto, compreendemos que, o mercado exige que estejamos atualizados constantemente. Por esta razão, trabalhamos com os produtos mais modernos do mercado, para atender a demanda de portas e janelas convencionais ou antirruído.
Gostou do nosso post? Curta, compartilhe e não deixe de comentar!
Até a próxima!
Leia também:
Janela Acústica – Vale a pena?Porta de correr: tudo o que você precisa saber!