Como denunciar o barulho dos vizinhos

Como denunciar o barulho dos vizinhos

Nesse momento de isolamento social, muitos vizinhos atrapalham o sossego dos demais indivíduos. E provavelmente você quer dar um jeito nessa situação, né?! Saiba como denunciar o barulho dos vizinhos e como utilizar janelas antirruído para amenizar esse problema.

Mas, afinal, como denunciar o barulho dos vizinhos?

Sabemos que é fundamental para o ser humano viver em comunidade. E isso traz muitos benefícios, claro. Entretanto, há também momentos em que o indivíduo está próximo demais. E infelizmente, a ideia de que a liberdade de um termina onde começa a do outro, não parece ser aplicada por algumas pessoas. Um exemplo disso, é o barulho em excesso produzido por alguns vizinhos que incomodam tantos outros.

No entanto, a questão do som alto na vizinhança é apenas um transtorno que também pode implicar em outros problemas. E o que podemos fazer em casos como esse é denunciar. Existem leis que tratam da questão, confira:

Lei do Psiu

O PSIU (Programa Silêncio Urbano) é responsável por fiscalizar estabelecimentos comerciais, indústrias, instituições de ensino, templos religiosos, bailes funk/pancadão e assemelhados, sendo que a Lei não permite a vistoria em residências e obras.

Com a aprovação da Lei 16.402, de 23 de março de 2016, regulamentada pelo Decreto nº 57.443/16, foi preconizado no art. 146 que fica proibida a emissão de ruídos produzidos por quaisquer meios ou por quaisquer espécies, com níveis superiores aos determinados pela legislação federal, estadual ou municipal, prevalecendo a mais restritiva.

Além disso, as vistorias do PSIU contam com a participação da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana. A Vigilância Sanitária, o Controle do Uso de Imóveis (Contru) e o CET são acionados sempre que necessário.

Até que horas o vizinho pode fazer barulho?

De acordo com a Lei nº 9.756/11, o nível máximo de som permitido é de 70 decibéis no período diurno, de 6h às 22 horas. Já no horário noturno, das 22h e 6h, o nível máximo de som é de 60 decibéis.

Além disso, é vedado o funcionamento dos paredões de som nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos. Em caso de descumprimento, o infrator tem o equipamento apreendido e recebe multa a partir de R$ 1.200,00.

Como se proteger desta poluição sonora?

Além de garantir o conforto acústico reduzindo o ruído externo, as janelas antirruído (também chamadas de janelas acústicas) são isoladas termicamente, permitindo que o ambiente se adapte ao ambiente. É composto por duas ou mais placas de vidro conectadas por uma borracha amortecedora. Quando a espessura das placas de vidro é diferente, elas podem alcançar melhor desempenho e podem trazer isolamento acústico e conforto ao ambiente.

Conheça a Impacta Acústica!

A Impacta Acústica nasceu com o objetivo de proporcionar satisfação total no ramo de fabricação e instalação de janelas antirruído — sejam elas residenciais ou comerciais. Como especialistas no assunto, compreendemos que, o mercado exige que estejamos atualizados constantemente. Por esta razão, trabalhamos com os produtos mais modernos do mercado, para atender a demanda de portas e janelas convencionais ou antirruído.

Gostou do nosso artigo? Curta, compartilhe e não deixe de comentar!

Até o próximo post! 🙂

Leia também: